Últimas

LightBlog

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Análise: o Corinthians na Copa São Paulo 2013

 
Diz-se entre a torcida corinthiana que a Copa São Paulo é um torneio que nos dá sorte: quando ganhamos a Copinha, é garantia de que a temporada vai ser boa!

Os números reforçam isso... somente em duas temporadas não ganhamos mais nada na temporada depois da Copa; veja:

1969: Copa Cidade de Turim (Itália), Torneio Costa do Sol (Espanha) e Troféu Apolo V (EUA)
1970: (nenhum)
1995: Paulista e Copa do Brasil
1999: Paulista e Brasileiro
2004: (nenhum)
2005: Brasileiro
2009: Paulista e Copa do Brasil
2012: Copa Libertadores e Mundial de Clubes

Além disso, a Copinha tem um outro papel bem importante para a torcida: ela acaba matando um pouco da saudade que sentimos de ver o Timão jogar, né? Imaginem se tivéssemos que esperar até o fim de janeiro...

Sendo assim, é um torneio importante; como o Corinthians está se preparando para defender o título? Vamos ver?

1 - O grupo / os jogos

 
O Corinthians está no grupo G, sediado em Araras, junto com o time local, São João de Araras, o XV de Piracicaba e o Americano, do Maranhão.

Estreamos contra o XV de Piracicaba, dia 6 de janeiro às 17 horas. Dia 9, às 21 horas, fazemos o segund jogo contra o Americano. E decidimos a vaga contra o União São João dia 12 às 19 horas. Todos os três jogos fecham a rodada do grupo, assim no último jogo o Corinthians saberá o que deve fazer pra se classificar.

2 - O campeonato



Estamos no grupo G, sediado em Araras, junto com o time local, São João de Araras, o XV de Piracicaba e o Americano, do Maranhão.

Estreamos contra o XV de Piracicaba, dia 6 de janeiro às 17 horas. Dia 9, às 21 horas, fazemos o segund jogo contra o Americano. E decidimos a vaga contra o União São João dia 12 às 19 horas. Todos os três jogos fecham a rodada do grupo, assim no último jogo o Corinthians saberá o que deve fazer pra se classificar.

3 - O novo técnico


O Corinthians anunciou Rodrigo Azevedo Leitão como técnico. Em parceria com o Flamengo de Guarulhos, ele treinou o time sub-18 na temporada 2012..

Rodrigo Leitão é Mestre e Doutor em Ciências do Esporte pela UNICAMP, e começou a carreira como analista de jogos do Corinthians, tendo inclusive auxiliado Carlos Alberto Parreira em 2002. Nas categorias de base, o treinador passou pelo Paulista de Jundiaí e Desportivo Brasil.

O bom trabalho nos times do interior resultou no convite para treinar o Sub-17 do Corinthians, em 2010, quando a equipe foi campeã mundial em Madri, um dos mais importantes torneios do futebol amador no mundo. Em 2012, Rodrigo chegou, junto à equipe Sub-18 do Clube – em parceria com o Flamengo de Guarulhos –, às quartas de final do Campeonato Paulista, mesmo com jogadores dois anos mais novos.

“O grande desafio será fazer a mesma coisa do ano passado, não só o que diz respeito ao título. O time mudou justamente porque o trabalho não só foi bem feito para a conquista do torneio, como os jogadores subiram, foram aproveitados no profissional. Alguns estarão no Campeonato Paulista, outros na Seleção para jogar o Sul-Americano. Então nosso desafio, mais do que o título, é conseguir de novo uma geração que possa ser aproveitada”, explicou o treinador.

4 - Os jogadores

Para esse ano, a Federação Paulista mudou a limitação de idade para a inscrição de jogadores, de sub-19 para sub-20. Mesmo assim, o time que vai a campo na Copinha terá uma base de atletas mais novos que os adversários. Pelo regulamento, é permitida a inscrição de garotos nascidos em 1993 e 1994 e a equipe corinthiana será formada, em sua maioria, pelos menores.

Isso ocorre, em parte, porque alguns jogadores da equipe vencedora esse ano já estão com os profissionais ou emprestados para outros clubes, como por exemplo Giovani e Matheuzinho. Por causa do Mundial, as férias dos jogadores que foram ao Japão estão prolongadas, obrigando a equipe técnica a usar jogadores reservas e jovens pelo menos nos primeiros jogos do Campeonato Paulista.

Os 30 inscritos na pré-lista são:

Goleiros
Caíque França Godoy
Henrique Teixeira Martins
Matheus Santos Silva

Zagueiros
Ivan Magalhaes dos Santos
Lucas Balardin Rodrigues
Nikolas Mariano da Silva
Rafael Augusto Damazio de Castro
Victor Oliveira

Laterais
Lucas Roncato Branco
Luis Guilherme Campos Silva
Victor Pagliari Giro

Volante
Ayrton Pinheiro Victor
Lucas dos Santos Neves
Paulo Cesar Amaral do Valle Neto
Ualefi Rodrigues dos Reis

Meias
Allano Brendon de Souza Lima
Jean Theodoro Sobrinho
José Paulo de Oliveira Pinto
Luan da Conceição Silva
Lucas Kevin Izo de Lima
Patrick dos Santos Cruz
Victor Alves

Atacantes
Cesar Romero dos Santos Júnior
Leandro Augusto da Silva
Leonardo Artur de Melo
Lucas Douglas Pajeu de Sousa
Marcos Yuri Goncalves da Silva de Souza
Michael Thuique Dias Santos
Paulo Victor de Menezes Melo
Rivaldo Vitor Borba Ferreira Júnior


--X--


Agora, é aproveitar as festas e esperar o dia 6, pra torcer pelo Timão e esperar que 2013 comece como 2012 terminou: com uma vitória atrás da outra!

Vai Corinthians!!!

3 comentários:

  1. VAAAAAAI CORINTHIANS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. primeiro post que li e gostei, vou acompanhar.
    Fui procurar no google a lista de jogadores para a Copinha e cai aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandro! Muito obrigado pelos elogios, estamos fazendo mudanças no layout do blog pra melhorar a leitura dos textos; aproveite para "fuçar" outros artigos - tem bastante coisa interessante! - e assinar nosso feed de notícias, assim você recebe nossos novos textos em seu e-mail! Abraço!

      Excluir