Últimas

LightBlog

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Corinthian-Casuals na abertura da Arena: uma questão de respeito com nossa história

Após a leitura deste post, procure nossa enquete à direita e vote no adversário que você acha ideal para a abertura de nossa Arena! Valeu!


Fala Fiel!

Coloquei hoje no blog um banner, logo abaixo do menu, com os seguintes dizeres:

In the inauguration of the Arena Corinthians, we want the game between SC Corinthians Paulista v Corinthian-Casuals Football Club.
In one of the most important moments of our 103 years, we want the most important club in our history to open our stadium.
Two clubs rich in history and proud of their traditions.
#VAICORINTHIANS #GOCASUALS #CORINTHIANSXCORINTHIANS 

Em uma tradução livre, significa algo como:

Na inauguração da Arena Corinthians, nós queremos o jogo entre SC Corinthians Paulista e Corinthian-Casuals Football Club.
Em um dos momentos mais importantes dos nossos 103 anos, queremos o clube mais importante da nossa história para inaugurar nossos estádio.
Dois clubes ricos em história e orgulhosos de suas tradições.
#VAICORINTHIANS #GOCASUALS #CORINTHIANSXCORINTHIANS

A torcida tem debatido sobre esse assunto há muito tempo, e muitas sugestões já foram feitas: convidar o próprio Palmeiras, por ser nosso maior rival; o Boca Juniors, por ter sido o time que vencemos na final da Libertadores; o Barcelona, ou o Real Madrid, ou o Bayern München, por serem os times top da Europa no momento.

Alguns ainda defendem que a partida inaugural seja entre o Timão e um combinado histórico de craques do nosso passado. E outros, como eu, pensam que o melhor é convidar o Corinthian-Casuals, o clube fruto da fusão entre o Casuals FC e o Corinthian FC - a equipe que, em 1910, excursionou pelo Brasil, humilhou todas as potências futebolísticas da época e inspirou na criação do Todo Poderoso.

Entre outubro/2012 e janeiro desse ano, fizemos aqui no Fiel Corinthiano uma série de cinco posts em comemoração aos 130 anos de fundação do Corinthian. Falamos de sua história e da sua importância para o futebol ter se tornado o esporte mais popular do mundo. Clique aqui e saiba mais dessa história!

Mas voltando. Eu, pessoalmente, não entendo como esse assunto ainda parece estar pendente. O jogo inaugural da Arena, segundo o que se especula, pode acontecer em meados de janeiro - ou seja, daqui a menos de quatro meses. Creio que já teríamos que ter feito o convite formal ao time que queremos como adversário.

Será que o Corinthians já está cuidando disso e não sabemos? Não sei. E não sabendo, posso especular e palpitar à vontade... e pra mim, o adversário ideal é sim o Corinthian-Casuals.

Eles vieram em 1988 (foto) e em 2001, e merecem voltar
Mais do que uma alternativa, eu acredito que convidar o CCFC é uma questão de respeito. Respeito com nossas raízes, com nossa tradição. Respeito com o clube que possibilitou nossa criação!

Não sei se vocês acreditam em destino, mas se o Corinthian nunca tivesse vindo ao Brasil, como seria hoje nossa história? Qual teria sido a inspiração dos nossos fundadores?

Nascemos com a alma vencedora graças ao espírito daquele time inglês que foi criado por um representante da Football Association com o único intuito de fomentar a prática do futebol pelo mundo. Vocês conseguem imaginar um motivo mais nobre para a criação de uma equipe? Eu não!

"Ah mas vamos perder receita, se a gente convidar um gigante europeu podemos vender o amistoso pra TV, e blá blá blá e mimimi..."

NÃO!

Em primeiro lugar por que são muitos de VOCÊS, que querem um gigante do futebol na abertura da Arena, que vivem reclamando que o Corinthians se afastou do povo porque cobra caro os ingressos, porque não dá mais o sangue em campo, porque aceita jogar com a camisa multicolorida, porque isso e porque aquilo. Mas querem um time da moda na abertura da Arena, né?

"Ah mas se for um time fraco na abertura nós vamos golear, não vai ter graça e blá blá blá e mimimi..."

Sério mesmo que você prefere pensar no placar do jogo do que no contexto da partida? Que beleza...

Mas enfim. Sobre a televisão, o argumento de que a TV só passaria o jogo se o adversário fosse de ponta é no mínimo inocente. A Globo já passou jogo do Corinthians na Série B no lugar de final da Libertadores, e de repente não passaria o primeiro jogo do estádio mais moderno do país, cujo dono é o time mais popular do país, só por causa do adversário? Tenham dó! O Corinthians poderia convidar até o Piraporinha FC pra abrir a Arena que a Globo, a SporTV, a Bandeirantes se engalfinhariam até a morte pra transmitir... como eu acho que vai acontecer. Não tem como a abertura da Arena não ser transmitida.

Além de ser o estádio do Corinthians, trata-se do estádio de abertura da Copa do Mundo. A sua inauguração é um evento visado demais, e justamente por isso é algo muito simbólico. E justamente por ser tão simbólico é que é tão importante que o adversário seja bem escolhido.

É através dessa escolha que iremos dizer à torcida e ao mundo o que queremos ser, que história queremos ter. E pra mim, não há mensagem mais importante a se passar do que a seguinte: "Queremos ser mais gigantes ainda... mas jamais nos esqueceremos do nosso passado!"

Pelas redes sociais, o CCFC mantém um belo vínculo com a Fiel torcida 
Eles ainda são um time amador... estão na 7ª divisão inglesa. Não têm nem 200 sócios. Seu estádio tem apenas 250 lugares. Mas não se esqueceram de suas raízes. Poderiam se manter afastados, alheios à nossa história. Mas não se esqueceram do legado que conseguiram transmitir aqui no Brasil. Essa consideração merece retribuição à altura.

Por isso, eu digo: VEM CORINTHIAN-CASUALS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário