Últimas

LightBlog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Corinthians deve apoiar seus atletas na luta contra o calendário

Fala Fiel!

Há alguns minutos, o Paulo André compartilhou em seu Facebook a seguinte nota oficial do Movimento Bom Senso FC, assinada por 75 jogadores das Séries A e B:

Nós, atletas profissionais de futebol, com representantes em clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, vimos, de forma oficial, demonstrar nossa preocupação com relação ao calendário oficial de jogos divulgado na última sexta-feira (20/09) pela Confederação Brasileira de Futebol para o ano de 2014.
Devido ao curto período de preparação proposto e ao elevado número de jogos em sequência, decidimos nos reunir, de forma inédita e independente, para discutir melhorias em prol do futebol e da qualidade do espetáculo apresentado por nós a milhões de torcedores.
Queremos ser uma parte mais efetiva deste movimento que se faz extremamente necessário e, para tanto, solicitamos uma reunião com a entidade que administra o futebol brasileiro (CBF) para tratar de questões propositivas e de comum interesse.
Estamos convictos de que dar esse primeiro passo significa caminhar na direção do profissionalismo, da transparência e da busca pela excelência no futebol de alto rendimento praticado no Brasil.
Contamos com o apoio de outros atletas e convidamos todos os profissionais do futebol e apaixonados pelo esporte a se unirem a nós nesta iniciativa em benefício do futebol brasileiro.
Informaremos ao público o andamento e os resultados desta nova discussão assim que possível.

Dos 75 jogadores que assinaram a nota, 73 têm clube, de 21 clubes da Série A (somente o Náutico não tem representante) e dois da Série B (Palmeiras e Paraná). Quase 40% deles (29 atletas) são de clubes paulistas.

E, pessoalmente, fiquei feliz por ver que os jogadores corinthianos se destacaram: oito estão na lista: Alessandro, Alexandre Pato, Cássio, Douglas, Fábio Santos, Ibson, Maldonado e Paulo André. Além disso, a comissão técnica do Corinthians foi uma das três que já apoiaram o movimento, junto com Botafogo e Cruzeiro (fonte: Juca Kfouri).

Já li por aí críticas de corinthianos ao envolvimento dos jogadores, dizendo coisas como "sindicalismono Corinthians não", ou "jogar que é bom nada"... mas, eu consigo separar muito bem essa atitude deles da atual fase deles em campo. Primeiro, pois o que eles fazem fora de campo é problema deles (muitos outros jogadores fazem coisas muito piores nas folgas...)

E depois, porque esse assunto envolve diretamente a eles e todos do mundo do futebol! Quem viu o calendário de 2014 sabe do que estou dizendo: apenas quatro dias de pré-temporada (QUATRO DIAS), com vários jogos logo no início do ano, estaduais intermináveis, pausa de 45 dias para a Copa do Mundo... é FATO que lesões serão mais que frequentes! Logo, é muito justo que os jogadores se unam e combatam esse desmando da CBF!
Palhaçada travestida de calendário. By: CBF
Mas penso, no entanto, que o Corinthians podia ser mais do que o clube com mais atletas envolvidos no Bom Senso FC. Ele poderia - e para mim, DEVERIA - tomar frente de um movimento DE CLUBES com o mesmo fim: pressionar a CBF para discutir e implementar mudanças no calendário do futebol.

Fizemos isso recentemente, mas no âmbito da CONMEBOL, ao sediar um encontro com ex-jogadores e dirigentes de diversos clubes sul-americanos, onde se discutiu o futebol do continente e os vários problemas da entidade no repasse de verbas. Clica aqui e relembre essa reunião.

Nós, torcedores, presenciamos diariamente o quão mal a CBF faz para nosso futebol. A Seleção Brasileira se tornou produto comercializável. Os campeonatos são feitos e alterados a esmo, sem critério algum. Clubes são obrigados a jogar até 4 jogos em uma semana, por falta de planejamento datas. Sem falar no desrespeito com a classe dos árbitros, ainda amadores, e principalmente com o torcedor, sendo feito de palhaço rodada a rodada.

São motivos de sobra para motivar uma ação organizada dos atores principais do espetáculo: os clubes. Basta vontade política, e um pouco de coragem. E o Corinthians é o clube ideal para isso, por dois motivos.

O primeiro é óbvio: é sua história. O Corinthians é tradicionalmente engajado em questões políticas e sociais: nasceu com esse engajamento, ao ser o time do povo em um esporte de elite. Democratizou a gestão do elenco na em plena ditadura militar. Abriu suas finanças e seu processo eleitoral.

O segundo é polêmico, mas vou falar: é seu HISTÓRICO. Principalmente o histórico recente. O Corinthians desenvolveu nos últimos anos uma série de relações questionáveis com as entidades esportivas, principalmente com a CBF. Especialmente na gestão Andres. Fomos protagonistas do movimento que culminou na dissolução do Clube dos 13, a entidade mais próxima de uma liga que tivemos no Brasil, e construímos uma nefasta aproximação com a Federação Paulista, tudo para fazer oposição política ao São Paulo. Depois, Andres usou dessa aproximação para se alavancar na hierarquia da CBF, até o Timão se transformar no "queridinho" dessa "entidade". Só com sua demissão, e a chegada de Marin à presidência no lugar de Ricardo Teixeira, nos afastou novamente desse ciclo de influência que só faz mal.

Temos o dever moral de liderar um movimento com a clara intenção de limpar o futebol brasileiro das sujeiras da CBF. Nem que tudo comece com as necessárias mudanças no calendário. E devemos aproveitar o atual momento do clube, pois estamos em um auge financeiro que nos dá segurança para arriscar politicamente sem sofrer grandes represálias.

Presenciamos como esse ano tá sendo ruim. Tivemos de fazer uma mini pré-temporada provocada pelo atraso nas férias, por conta do Mundial e especialmente pelo início do Paulista já em janeiro. E talvez por isso nossos atletas tenham se identificado tanto com a proposta do Movimento. Não seria hora de o clube, agora, tomar a frente e dar a cara a tapa? Não te daria orgulho torcer por um clube que luta pelo bem do futebol?

A mim daria, muito orgulho! Afinal, isso envolve a todos nós: jogadores, dirigentes e TORCEDORES!

Faça sua parte, dê sua força: clique no banner do Movimento Bom Senso FC aqui ao lado e curta a página!

E VAI CORINTHIANS!!!
--x--

P.S.: Enquanto escrevia esse post, meu amigo Julio César Gama me enviou uma matéria da Gazeta Esportiva.net, sobre uma proposta da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) de fazer greve nas duas últimas rodadas do Brasileirão. Clica aqui e dá uma lida.

Apenas um comentário, a despeito da validade ou não da ideia: não é incrível que, sempre que aparece um movimento organizado na sociedade, logo em seguida aparece uma "entidade" dando palpite e querendo assumir a organização de tudo??? ¬¬

Nenhum comentário:

Postar um comentário