Últimas

LightBlog

Torcidas Organizadas

Gaviões da Fiel

A Gaviões da Fiel é a maior torcida organizada do Corinthians, sendo também uma escola de samba. Hoje em dia conta com quase 100 mil associados, e é localizada no bairro do Bom Retiro. Foi a primeira torcida organizada do Brasil a ter uma estrutura administrativa interna regida por regras estatutárias.

Os departamentos ligados ao Carnaval e os ligados ao futebol fazem parte da mesma estrutura da organização.

Apesar de fundada em 1969, desde 1965 já vinham sendo realizadas reuniões entre torcedores corintianos com o objetivo de criar uma entidade que pudesse não apenas atuar como uma torcida organizada, mas também tivesse atuação na área político-administrativo do Timão.

Enquanto torcida, é conhecida pela fidelidade ao clube e por ter o maior bandeirão do mundo (196 x 65 m); quando era bloco, venceu 12 dos 13 campeonatos que disputou; após virar escola de samba, já venceu 4 Carnavais no Grupo Especial (1995, 1999, 2002 e 2003) e mais 3 no Grupo de Acesso (1991, 2005 e 2007).

Para entrar em contato, visite o site oficial.

Camisa 12

A Torcida Jovem Camisa 12 foi fundada em 8 de agosto de 1971 por jovens torcedores liderados por Claudio Faria Romero, que resolveram homenagear a Nação Corintiana e exaltar a importância da força da torcida, como um 12º jogador. Atualmente é a segunda maior organizada do Corinthians.

Atualmente possui 18 sub-sede, inclusive no litoral e interior de São Paulo, e uma no estado do Espírito Santo.

Em 1984 surgiu o bloco carnavalesco, que evoluiu para uma escola de samba 12 anos depois. Esse ano irá desfilar no Grupo 1 - UESP (um nível abaixo do Grupo de Acesso).

Acesse o site oficial da torcida para maiores informações!

 Pavilhão 9

Fundada em 9 de setembro de 1990 por nove torcedores, em homenagem ao time de futebol da casa de detenção do Carandiru, a Pavilhão 9 é fruto de um trabalho social realizado dentro do presídio. Anualmente, os fundadores da torcida realizavam um jogo de futebol beneficente com seu time, o Corinthians do Pavilhão Nove, onde jogavam contra um time de detentos. Para divulgar o trabalho nos estádios durante as partidas do Corinthians, eles confeccionavam faixas e bandeiras.

Até que, em 1990, resolveram criar uma torcida organizada; foi quando surgiu a entidade, sob o nome Clube Desportivo Pavilhão 9. O símbolo adotado foi a figura do Irmão Metralha, personagem de histórias em quadrinhos.

Atualmente, a Pavilhão 9 promove a difusão do esporte e da cultura, principalmente entre a população de baixa renda da periferia de São Paulo. É um grêmio recreativo e cultural e também um bloco carnavalesco, oficializado em 1992.

Confira o site da Pavilhão 9 para mais informações!

Estopim da Fiel

Escola com sede em Diadema e fundada oficialmente em 05/01/1979, a Estopim já se fazia presente nos estádios alguns anos antes disso, em jogos como o da Invasão ao Maracanã, em 1976.

Em 1988, a Estopim tornou-se bloco carnavalesco em Diadema, mas com a morte de seu presidente em 1993, a torcida ficou 7 anos sem acompanhar os jogos do Corinthians - dedicando apenas ao Carnaval - até 1995 como bloco, e depois disso como escola de samba.

Em 2000 a torcida foi reativada, tendo a reinauguração de sua sede no ano seguinte.

Como escola de samba, a Estopim já venceu 3 carnavais no Grupo 1 do Carnaval de Diadema (2006, 2009 e 2012).

Visite o site oficial da Estopim da Fiel!

Coringão Chopp

Fundada em 14 de outubro de 1989, na cidade de Diadema, a torcida conta hoje com mais de 6 mil associados espalhados pelo mundo e conta com associados espalhados pelo Brasil e até no exterior, em países como Japão, Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra.

Além do futebol, a torcida realiza de três em três meses festas beneficentes, quando organiza eventos sociais voltados ás crianças carentes, onde é distribuídos algodão doce e salgadinhos para as crianças.
-x-
Me ajude a manter essa aba atualizada; caso alguma informação esteja errada ou antiga, envie as correções nos comentários ou por e-mail! 

14 comentários:

  1. Meu nome é Telma ,gostaria de sugerir a torcida para ser manifestar contra as chacinas que aconteceu em Osasco .

    ResponderExcluir
  2. Amanhã teremos Clássico Palmeiras x Corinthians ... Sou Palmeirense, mas vejo uma grande oportunidade de dar mais um recado ao nosso governo corrupto. Palavras de ordem numa só voz ... O Brasil é Nosso. Que vença o melhor em em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs da torcida organizada deveriam se manifestar.
      Contra a Corrupção......detonar esse Eduardo Cunho do cargo.....e....podiam fazer isso....juntamente com outras....por ex....mancha verde.....isso com certeza daria a vcs um ar nobre....de quem quer lutar pelo Brasil.....superando até adversários.....Abraços...vcs tem esse poder.!

      Excluir
  3. Eu sou Corinthians sou de coração sou de Belém do para

    ResponderExcluir
  4. Sou Corinthiano moro em Marabá pará queria pede a torcida para se manifesta contra a Renata fan que boicota o Corinthians a que no estado ela só fala do te dela.

    ResponderExcluir
  5. Sou de bauru e a torcida macabra de bauru e antiga.abracos

    ResponderExcluir
  6. CORREÇÃO PARA O ADM:

    Camisa 12, tem sub sede em MS - Em especial uma em Aparecida do Taboado-MS

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de lançar uma idéia, em homenagem ao time da chapecoense, essa idéia, além de prestar homenagem, iria resgatar a imagem das torcidas organizadas, que estão no momento, arranhadas, é uma ótima idéia, entrem em contato comigo, carlossantoshenrique@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Manaus - AM , zona leste temos nossa equipe que sempre tá junto torcendo pelo Timao♡

    ResponderExcluir
  9. - como que eu faço pra compra a camisa da p9?

    ResponderExcluir
  10. como eu faço pra compra uma camisa da p9?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite fiel ... Gostaria que alguém me respondesse ... Esse ano fui 4 vezes no itaquerão ... E todas as vezes que fui fiquei na norte uma vez apenas fiquei na leste ... Quando fui pra norte foi uma coisa assim de arrepiar... Ja na leste n ... O pq? Pq a norte cantava uma coisa e a sul outra e isso levava a leste cantar outra ... Gostaria de saber se n tem um meio de comunicação com alguem que sempre esta puxando as músicas na sul ... Pra ver se alguém la poderia tentar acompanhar as musicas da norte ... Pra nois se unir mais do que ja estamos ... Obrigado pela atenção e estou esperandao a minha resposta obg

    ResponderExcluir
  12. Gosto de graça esta mulher! Povo torcedor do Corinthians, do Palmeiras, da São Paulo, do Santos, do Flamengo, do Vasco, do Fluminense, do Botafogo, do Atlético Mineiro, do Cruzeiro, do Atlético Paranaense, do Coritiba, do Grêmio, do Internacional, do Goiás, do Vila Nova, do Bahia, do Vitória, do Sport, do Santa Cruz e Náutico, que são rivais e são capaz de matar o torcedor do outro time, mas é incapaz por seus direitos. Se você raivosos contra o governo federal como vocês são contra os trabalhadores dos outros times, parecem de ser homofóbicos contra o outro time e só ficassem com a cabeça quente contra o time perder, mas não reagissem contra o time e sim contra o governo, talvez mudassem algo neste que pra mim é Bruzundanga, livro de Lima Barreto, que criticava a sociedade dos anos 10 do século vinte e que continua atual hoje. Eu não acredito mais no jogo democrático e se o Lula se unir ao PMDB não voto nele, só acredito em revolução a bosta da elite deste misero país está acabando com nossa aposentadoria. Vocês pretendem se aposentar, pois terão terão que trabalhar quarenta e quatro anos, sem ser despedido. Abaixou o salário mínimo e se o trabalhador se predispuser a trabalhar pelo método intermitente, receberá um terço do salário, acabaram com os sindicatos (mesmo sendo pelegos muitas vezes) então quem negociará com patrão por você, você mesmo (uma galinha consegue negociar com uma raposa?) Portanto enquanto vocês estão se matando na rua ou nos estádios, seguindo liderança nitidamente fascistas, estes IMORAIS estão estragando suas vidas e não fazem nada. O que vocês irão Fazer?

    ResponderExcluir

  13. lucia.h. duarte corintianos(ª), A FELICIDADE É PARA AQUELES QUE RECONHECEM AIRPORT, FAMILIA .L.H.P, familia.l.h.p corinthians , Amigos, familia

    .l.h.p.fiel♥, CORINTHIANS

    ResponderExcluir