Últimas

LightBlog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Especial Corinthian Club 130 anos - Parte 1: Fundação e a turnê de 1884

O ano de 2012 não está sendo especial somente pela nossa conquista inédita da Taça Libertadores; muito menos pela possível conquista do bi-Mundial. Não, ele já era especial desde o primeiro dia de janeiro!

Isso pois o clube que inspirou a criação do nosso Corinthians estaria completando, nesse ano, exatos 130 anos; o Corinthian Football Club teve sua fundação em 16 de dezembro de 1882, apenas dez anos depois de a primeira partida de futebol ser disputada na História!

O Corinthian Club existiu de 1882 até 1939, quando fez fusão com o Casuals, tornando o Corinthian-Casuals que existe até hoje e que é considerado clube-irmão do nosso Corinthians.

A fundação do Corinthian Club e sua história são muito importantes para todos os que amam futebol, pois o Corinthian foi pioneiro em popularizar o futebol ao redor do mundo. Enquanto a Europa apenas aprendia a conhecer o esporte e a jogá-lo, o Corinthian já realizava turnês amistosas a diversos países, inclusive a outros continentes!

Sem essa divulgação do esporte, provavelmente sua popularização seria mais lenta; e talvez o futebol não seria tão unânime como é hoje.

Tudo começou em 1882, quando da fundação do clube por N. Lane Jackson, que na época era sub-secretário da federação inglesa, a FA (Football Association). A intenção era desenvolver o futebol local pra fazer frente à seleção da Escócia, a melhor do mundo na época, e também ao Queen's Park, clube escocês cujos jogadores eram conhecidos como "professores", devido à sua superioridade técnica.

O Corinthian nunca adotaria o profissionalismo, mantendo-se amador durante toda sua história. Esse princípio constava em seu regimento e inclusive isso o impediu durante muitos anos de disputar a Copa da Liga Inglesa, torneio que permite a inscrição de times amadores. O próprio nome do time fazia parte dessa intenção, pois homenageia a antiga cidade grega de Corinto, famosa por incentivar o esporte amador.

Como é de se imaginar, realizar turnês em pleno século XIX era uma tarefa extremamente complicada; por isso, a primeira turnê do clube se limitou ao Norte da Inglaterra. Na época, foi um acontecimento muito significativo para o Corinthian, é até hoje é um precedente dos mais respeitados na história de todo o futebol, pela sua relevância e pioneirismo. Além disso, essa primeira turnê colocou o nome do Corinthian no mapa do futebol de forma rápida e definitiva.

1884 - Turnê pelo Norte da Inglaterra

A turnê de 1884 selou a reputação do Corinthian como um dos maiores e mais fortes clubes da Inglaterra e do mundo, pelos seus resultados: foram sete jogos em oito dias, sendo que a partida mais difícil e relevante foi contra o Blackburn Rovers, na época tricampeão da FA Cup. Como naquela época o Campeonato Inglês ainda não existia, o campeão desse torneio era considerado o campeão inglês. Nesse jogo, o Corinthian chocou aos 10 mil torcedores presentes, vencendo o Blackburn por nada menos que 8x1, principalmente por causa das rápidas trocas de passes e velocidade dos atacantes corinthianos.

Corinthian Club em 1886
O resultado não só inspirou o interesse da população pela turnê, mas também rendeu ao clube reconhecimento imediato por parte dos adversários: era a prova de que o Corinthian tinha chegado para ficarm e lutaria pra ser um dos melhores.

Essa expectativa foi reforçada com outros bons resultados: a partida seguinte foi contra o Darwen (que em breve faria parte da elite do futebol inglês), vendendo caro uma derrota por 2x1.

Em seguida, o Corinthian empatou por 4x4 com o Blackburn Olympic e conquistou uma excelente vitória por 2x1 contra o time de futebol mais antigo do mundo, o Shefflied United.

Depois de cinco jogos em cinco dias, o Corinthian perdeu força e perdeu as três partidas restantes, a primeira (com vários reservas em campo) por 7x0 contra o Bolton, a segunda por 2x1 contra o forte time do Preston North End (que seria campeão das duas primeiras edições do Campeonato Inglês), para um público de 7 mil pessoas. E finalmente, se despediu da turnês com uma derrota por 3x1 contra o Notts.



Apesar de ter perdido mais do que vencido, ao terminar a turnê o Corinthian já se tornara um dos clubes mais respeitados da Inglaterra, tendo conquistado grande respeito e força para seguir sua história.

Três anos depois, em 1887, o Corinthian terminava de se preparar para sua segunda excursão: uma turnê de 56 dias em uma das mais importantes colônias do Império Inglês: a África do Sul.

CONFIRA AS OUTRAS PARTES DA SÉRIE! 
PARTE 2 / PARTE 3 / PARTE 4 / PARTE 5 / PARTE 6

Um comentário:

  1. Salve! Parabéns pelo post. Muito bacana, trouxe algumas curiosidades que eu não conhecia. Fico no aguardo da continuação.

    ResponderExcluir